Contactos

Connect-Car Serviços Automotivos

  • Pessoa de contato: Cid
  • Telefone: +55 (11) 3031-61-74
  • Endereço postal: R. Butantã. 389, São Paulo, São Paulo, 05424140, Brasil

Renovações do site

Connect-Car Serviços Automotivos

Connect-Car Serviços Automotivos

16/01/12

Ao utilizar seu veículo diariamente você inevitavelmente está o colocando em um processo degradativo, isso é normal, o processo de desgaste está dentro das previsões normais de uso. Mas cada item do sistema tem seu período útil de uso indicado por seus fabricantes, porém, nesse processo também ocorre quebra por mau uso. A maioria das montadoras recomenda que a troca dos filtros sejam feitas a cada 10.000 Km ou 6 meses, essa recomendação é feita justamente para preservar o equipamento de injeção e motor.
Bom, fica claro então dizer que, ao realizar todas as trocas de filtros seu carro não terá nenhum problema, não é mesmo? Infelizmente não, porque nessa conta tem algumas outras variáveis, por exemplo o óleo que é usado para lubrificar o motor e o combustível que nem sempre é, ou quase nunca é de alta qualidade.
Dentro do processo de funcionamento, o motor libera alguns resíduos e gases, essa mistura tem que ser readmitida pelo sistema, pois, pela legislação ambiental, esses resíduos não podem ser simplesmente descartados no ambiente, e são esses resíduos que provocam aquela sujeira no sistema de admissão do carro, a fuligem liberada pela gasolina é responsável por exemplo pelo escurecimento do óleo do motor.
Por isso é importante realizar a limpeza do sistema periodicamente, para que esses resíduos não interfiram no funcionamento do motor. O excesso de sujeira no corpo de admissão do motor pode causar problemas por exemplo na aceleração do motor em marcha lenta, já nos bicos injetores, pode causar entupimento ou até mesmo obstruir o fluxo do jato de combustível para a câmara do cilindro do motor ocasionando perda de combustível por excesso e até mesmo falha do motor.
A limpeza do corpo de admissão melhora o fluxo de entrada de ar no sistema, diminui o grau de abertura do ar, corrigindo a mistura mais adequadamente e produzindo economia, a limpeza dos injetores de combustível faz com que eles voltem a injetar correta e igualmente o combustível na câmara do cilindro do motor ocasionando um melhor rendimento e economia.

Por isso, agende sempre sua revisão de limpeza do sistema de injeção eletrônica a cada 6 meses ou a cada duas trocas de filtros de ar e de combustível.

Até a próxima dica!

Cid Batista de Souza